ESPECIALIDADES MEDICAS

 

É a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento das doenças que acometem o coração, bem como dos demais componentes do sistema circulatório.

 

 

 

Dermatologia é a especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e tratamento clínico–cirúrgico de doenças que acometem o maior órgão do corpo humano - a pele -, que tem, em média, dois metros quadrados de área em um indivíduo adulto. A especialidade engloba ainda as doenças que atacam os anexos cutâneos: cabelos e unhas e mucosas (ex: boca e genitais).

 

  • Acupuntura

A Acupuntura é um método terapêutico criado na China, utilizado há aproximadamente 5.000 anos no Oriente.

É uma terapêutica que utiliza agulhas, moxas e outros instrumentos para liberar substâncias químicas no organismo promovendo efeitos analgésico e/ou antiinflamatório e, assim, aliviar a dor e outros sintomas decorrentes de determinadas doenças. O tratamento é individualizado e aplicado por fisioterapeutas especializados.

Indicações: Cefaléia, Enxaqueca, Sinusite aguda, Rinite aguda, Gastrite, Labirintite, Epicondilite, Dores Ciáticas, Lombalgia, Fibromialgia, TPM.

A Gastroenterologia estuda e cuida de doenças do trato digestivo, que inclui o esôfago, estômago, intestinos delgado e grosso, pâncreas, fígado, vesícula e vias biliares. Neste caso, o profissional especializado é o gastroenterologista.

É a especialidade médica que trata de doenças de idosos ou de doentes idosos, mas também se preocupa em prolongar a vida com saúde. Deve-se aproveitar a ciência geriátrica antes de ficarmos velhos ou estarmos doentes, realizando um "check-up geriátrico" preventivo a partir dos 35 anos de idade.

 

A Ginecologia literalmente significa "a ciência da mulher", mas na medicina é a especialidade que trata das doenças do sistema reprodutor feminino - útero, vagina e ovários. Quase todos os ginecologistas são também obstetras.

 

A Obstetrícia é o ramo da medicina que estuda a reprodução na mulher. Investiga a gestação, o parto e o puerpério nos seus aspectos fisiológicos e patológicos. O obstetra é o médico especialista que cuida do desenvolvimento do feto, além de prestar assistência à mulher nos períodos da gravidez e pós-parto (puerpério).

 

É a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades dos ossos, músculos, ligamentos e articulações relacionadas ao aparelho locomotor.

 

A Pediatria é a área médica dedicada à assistência à criança e ao adolescente, nos seus diversos aspectos.

 

 

É uma especialidade cirúrgica da medicina que cuida do trato urinário de homens e mulheres e do sistema reprodutor dos homens. Os médicos que possuem especialização são os urologistas, sendo treinados para diagnosticar, tratar e acompanhar pacientes com distúrbios urológicos.