A PELE

13/03/2012 14:09

A Pele

A pele é o maior órgão do corpo humano. Estamos na primavera a estação do sol e das flores. Em seguida teremos o verão, com mais sol e temperaturas elevadas.

A pele tem funções importantes na nossa saúde. Protege os órgãos internos contra doenças e recebe todo tipo de agressão interna e externa.

O agente agressor maior nessas estações é o sol. Os raios ultravioletas provocam danos imediatos e futuros. Os raios solares são acumulativos, os efeitos de hoje somarão com os de amanhã, trazendo várias doenças as camadas da pele, desde a vermelhidão (Eritema) até as camadas profundas (Cancer de Pele).

Vários estudos estão sendo realizados nas regiões do Brasil no sentido de termos um quadro estatístico de doenças de pele com o objetivo de se traçar politicas publicas de prevenção e educação no cuidado da pele.

Com a diminuição da camada de ozônio, a pele está sendo mais agredida. Por isso, precisamos tomar todos os cuidados evitando muitas doenças e prevenindo o envelhecimento precoce.

As doenças mais frequentes são: Acne, Micoses superficiais ( principalmente nessa época), Manchas residuais, Alergias, E o cancer de pele que tem crescido muito nos últimos 10 anos.

CUIDADOS COM A PELE:

> Exposição Solar: Usar Sempre fotoprotetores e evitar exposição ao sol. Entre 10:00h e 15:00h;

> Hidratação: Ingerir bastante líquidos e usar hidratantes prescrito por seu dermatologista;

> Alimentação: Frutas, verduras, proteínas, alimentos leves;

> Medicamentos: Nunca usar medicamentos por conta própria nem de propaganda;

> Manchas e Alterações: Procurar de imediato seu dermatologista para o perfeito diagnóstico e tratamento;

 

** Lembrem-se, a pele é a nossa apresentação, e o nosso cartão de visita **